Teleférico

From Open Source Ecology
Jump to: navigation, search
Teleférico, Claughton Brickworks

Simples, barata, e ainda sim poderosa tecnologia. Uma das mais eficientes formas de transporte de mercadorias e pessoas. Relativamente fácil e fácil de construir, operar e desmontar. O material mais comum usado para sua construção é primeiramente madeira/fibra e então cabos de aço/aço. A introdução de cabos de aço e motores elétricos foi um enorme avanço de eficiência, por isso é a escolha preferêncial.

Teleférico movido à gravidade

Em regiões montanhosas, um teleférico é movido por gravidade somente (Teleféricos no nepal). Isso abriu oportunidades para trocas de grande volume e baixo custo entre comunidades em regiões montanhosas e em baixa altitude. Custos são fixos, e são ditados somente pelo custo da infraestrutura do teleférico. Não há custos de energia. Uma comunidade em alta altitude pode enviar materiais de construção (Ex.: pedras, tijolos e areia; todos com baixa energia embutida) ou minerais. Uma comunidade de baixa altitude pode enviar biomassa ou biocombustível para a região montanhosa.

Parte de uma unidade móvel para transporte de biomassa (Fonte: Biochar BC)

Teleférico de fonte aberta para transporte de larga escala de biocarvão

Biocarvão está começando a se tornar reconhecido transformador do solo e uma estratégia para reverter a mudança climática. Algumas regiões do mundo, como as semi-áridas, possuem pouca capacidade de produção de biomassa e biocarvão. Outras regiões, como florestas, produzem abundância de biomassa mas sofrem de riscos de incêndios florestais, liberando toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, parte do normal ciclo do carbono. Por isso, a produção de biocarvão em florestas foi proposta, seguida pelo transporte para regiões pobres em biomassa. Se feito por terra, isso seria proibitivamente caro e não faria sentido pelo ponto de vista das emissões.

Teleféricos podem alterar essa equação, por elas terem muitas qualidades necessárias para o transporte de grande quantidade de biocarvão de forma eficiente e barata. A energia liberada pela produção de biocarvão (calor) pode alimentar um motor de aquecimento que movimenta o teleférico. Até terra para solo arável(Topsoil) poderia ser transportado dessa forma, para regeneração acelerada de solo degradado.

Algum desenvolvimento aberto de hardware é necessário, e pode incluir:

  • grandes arcas de folhas de aço com suportes de aço (biocarvão é leve e volumoso); arcas são desenhadas para prevenir poeira de carbono que podem explodir (precisa de coberta ou selada)
  • postes que podem ser feitos de tubos de aço (provindas do semi-árido) ou madeira (da floresta); desenhados para rápida desmontagem e remontagem em local diferente
  • cabos de aço com diâmetro padronizado para ser usado em qualquer lugar
  • rodas padronizadas (possívelmente molde em areia ou CNC-machined ?), ou seja, um formato que funcione bem com o cabo de aço escolhido
  • desenvolvimento de estruturas sociais e financeiras que facilitem esses teleféricos ( para resolver o NIMBYismo financiando proprietários de terra que as fornecem)

Exemplo: Nas montanhas rochosas(EUA), há bilhões de toneladas de madeira morta resultante de besouros de pinho. Mas tornar essa madeira em biocarvão e deixar no local faria-o durar apenas até a próximo incêndio florestal (a não ser se for enterrado fundo). Se esse carbono for transportado para fora numa região agricultora sem incêndios, isso manteria o carbono fora da atmosfera permanentemente. A mesma situação se aplica à Sibéria, onde incêndios florestais liberam bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera todo ano. E se esse carbono fosse transformado em biocarvão e então transportado para regiões não florestais, digamos, Ásia central ou Mongólia?

Teleférico de biocarvão / sistema integrado de refino:

  • transporte de biomassa por cabos para uma central (pequena) de biorefino
  • pirólise e produção de biocarvão, produção de combustível líquido ( central pequena de refino deveria ser localizada próxima de água corrente para transporte seguinte, ou pelo menos ter acesso a trilhos)
  • transporte de biocarvão de volta para o campo
  • transporte final de descarga: bicicletas de carga, carga animal, pequenas máquinas

Transporte Urbano-rural

Teleféricos modernos poderiam ser instalados para facilitar transporte entre áreas urbanas e rurais. Há um vasto potencial em restabelecer sistemas de ciclo de nutrientes entre campo e cidades. Lixo processado da cidade (composto, humano, cinzas) seria transportado de volta para o campo para ser usado no campo como fertilizante. O processo poderia até ser movido pela energia que ainda está contida no lixo (por motor de calor como em steam engine, turbinas de bio-gás, etc.). Pode haver também mercados de fazendeiros e pontos de distribuição de CSA (community supported agriculture) ao longo do teleférico, vendendo produtos do campo para a cidade.

Links Externos